Quem deve pagar a dívida de um falecido?

Quem deve pagar a dívida de um falecido?

05 out

O falecimento de uma pessoa traz muitos impactos na vida de quem o cerca, tanto emocionalmente como juridicamente. Mesmo sendo um momento difícil para todos os familiares, é importante realizar o processo de partilha de bens, deixado pelo falecido. 

A herança sera transferida para os herdeiros através do inventariante, mas engana-se quem pensa apenas no dinheiro, imóveis ou carros, da mesma forma que os patrimônios são herdados as dívidas também são. Assumir com as contas de outra pessoa não e o desejo de muitos ainda mais durante o período de luto, mas fique tranquilo, vamos esclarecer da maneira mais simples possível como essas dívidas devem ser pagas e se os herdeiros, de fato, tem responsabilidade por elas no texto abaixo. Confira! 

De início é importante destacar que existem regras e elas são bem estabelecidas, segundo a advogada Bruna Cunha Ferrari. “A dívida é herdada no limite do patrimônio de herança. O herdeiro nunca precisará quitar as contas do falecido com seus bens pessoais. Caso a dívida exceda o valor do patrimônio, a parte restante não será e nem poderá ser cobrada do herdeiro”.

Quando alguma pessoa falece, todo o seu patrimônio que e a junção de seus bens, diretos e suas obrigações, se torna o espólio, o mesmo e dividido entre todos os herdeiros. Com isso as dívidas deixadas pelo falecido devem ser pagas através de recursos do próprio espólio, até o limite deste. Após quitar todas as dívidas, caso sobre algum saldo, será partilhado entre os herdeiros. Assim entendemos que o herdeiro não vai arcar com a dívida usando os seus próprios bens e sim os recursos deixados pelo falecido.

Quando a dívida e superior à herança, o que acontece?

Quando o valor da herança e inferior ao total da dívida, somente e quitado o disponível, e o restante passa a ser responsabilidade do credor.

[ssba-buttons]
Simule e contrate
1