O Que é a Taxa Selic e Como Ela Influencia Minha Vida?

O Que é a Taxa Selic e Como Ela Influencia Minha Vida?

22 jan

Taxa Selic: por que preciso saber o que é isso?

Como os valores dela influenciam nossas vidas?

O termo Selic é uma sigla, e significa Sistema Especial de Liquidação de Custódia.

Na verdade, ela é um sistema do Banco Central que registra todas as operações relacionadas aos títulos escriturais do Tesouro Nacional.

Boa parte destes ativos é comprada pelos grandes bancos. Eles são obrigados a direcionar uma porcentagem de seus depósitos a uma conta do BC por lei.

O volume de operações bancárias em um único dia é enorme. Ao somar o montante de todas as instituições, o total é ainda maior.  Então, o BC impõe que os bancos devem fechar o dia com o caixa equilibrado. O objetivo é evitar excesso de dinheiro em circulação, que por sua vez, controla a inflação.

Para isso, as instituições fazem empréstimos entre elas. Há uma taxa de juros e também a emissão de títulos de curtíssimo prazo (1 dia).  Assim, é feita uma média ponderada e ajustada que é divulgada diariamente. Ela é a taxa Selic Overnight. No ano, ela é a taxa Selic anual.

O que acontece atualmente?

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu, em dezembro, reduzir a Selic de 5% para 4,5%. Mexer nessa taxa é uma das ferramentas que o BC usa para controlar a inflação e aproximá-la da meta anual.

A Selic é a taxa de juros básica da economia brasileira. Isso significa que todos os bancos se baseiam nela para definir as taxas de juros cobradas por empréstimos, assim, quando há uma queda na Selic, a tendência é de que os bancos e instituições financeiras acompanhem e diminuam as taxas de juros, tornando o crédito mais acessível para a população.

Como a Selic afeta meu dinheiro?

Os efeitos da mudança da Selic são sentidos por todos os brasileiros, bancos e até investidores estrangeiros. Basicamente:

Se a taxa Selic diminui

  • O crédito fica mais acessível, já que os bancos tendem a baixar as taxas de juros;
  • A inflação tende a subir;
  • Os preços podem sofrer leve aumento.

Se a taxa Selic aumenta

  • Os preços tendem a baixar ou ficar estáveis, como uma consequência do controle da inflação;
  • Os juros de crédito, parcelamento e cheque especial ficam mais altos;
  • Os rendimentos de investimentos em Renda Fixa ou títulos públicos indexados à Selic aumentam.

 

Em 2006, a taxa estava em 14%, gerando, dessa maneira, juros absurdos para quem precisava de um empréstimo. Apesar disso, a Selic abriu 2020 em 4,5%, o menor valor desde sua criação em 1986.

Mas isso é um sinal de que o Governo Brasileiro está querendo incentivar atividades econômicas.

Assim, o valor de juros sobre um empréstimo é MUITO menor que o antigo, fazendo a portabilidade de empréstimo consignado ser extremamente vantajosa.

Qual a melhor hora para fazer um empréstimo consignado?

Portanto faça a cotação do seu empréstimo com a Navarro, online e sem compromisso. Estamos prontos para recebê-lo(a) e ajudá-lo(a) da melhor maneira possível!

 

entre em contato com a navarro FAÇA SUA COTAÇÃO

[ssba-buttons]
Simule e contrate
1