Como fazer o bom uso do Plano de Saúde!

Como fazer o bom uso do Plano de Saúde!

Hoje em dia ter um plano de saúde vem se tornando prioridade de qualquer pessoa, levando em consideração o custo e todos os benefícios que o plano traz, chegamos a conclusão que vale todo o investimento. Se você já tem algum plano ou ainda está planejando contratar, saiba como aproveitá-lo com as dicas que vamos te dar logo a baixo! 

Segundo o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS),  a soma de todos os exames indevidos, fraudes e desperdícios somam quase R$28 bilhões, gastos como esses têm consequências como queda na qualidade dos serviços prestados pelos planos, assim como o aumento dos preços no período de reajuste.

Com o intuito de evitar aumentos no reajuste, com uma alta qualidade de serviços trouxemos algumas dicas de como aproveitar o seu Planos de Saúde. Confira!

Carência do plano.

Sempre devemos ficar atentos à carência do seu plano de saúde. Primeiramente, você sabe o que é carência? A carência é o período em que deve ser aguardado para que o plano cubra o procedimento desejado. Os períodos de carência máximos de acordo com a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) são os:

  • 24 Horas para casos de urgência e emergência.
  • 300 dias para partos a termo, excluídos partos prematuras e decorrentes de complicações no processo gestacional.
  • 24 meses para doenças ou lesões preexistentes.
  • 180 dias para os demais procedimentos.

Algumas operadoras conseguem fazer a redução do período de carência mesmo para contratos novos.

Consulte a rede de atendimento

Quando é contratado qualquer tipo de plano de saúde, você sempre vai receber todo o catálogo da rede credenciada. Seja este físico, site ou no aplicativo do beneficiário.  

Sempre que precisar de algum atendimento ou procedimento, deve-se consultar algum desses canais, como a rede está sempre atualizando, você encontrará o local de sua preferência e mais perto, facilitando sua mobilidade.

Documentos e guias

Toda vez que for realizado algum exame ou consulta pelo seu plano sempre vão te solicitar a assinatura da guia médica. É através desta guia que é realizado a cobrança para o plano de saúde.

É muito importante ler toda essa guia antes de assiná-la,  certificando que todos os serviços que forem realizados estão todos na guia, para que não tenha problemas posteriormente. Em caso de alguma informação incorreta, solicite a correção imediatamente.

Evite consultas redundantes

É comum as pessoas irem em diferentes médicos da mesma especialidade para confirmar diagnósticos. Essa prática acaba saindo caro pois faz com que o plano de saúde seja onerado para todos. O recomendado é consultar um especialista para confirmar o diagnóstico clínico geral. 

Em casos de diagnósticos complexos ou procedimentos cirúrgicos você deve sim procurar  uma segunda opinião.

Atendimento em pronto-socorro

Em muitos casos, consultas em pronto-socorro possuem custos superiores, além que a exposição a doenças é maior em hospitais. O valor que é cobrado pela operadora do plano de saúde também vai ser maior, tendo a possibilidade de onerar o valor do reajuste no próximo ano. O ideal é que sejam utilizadas as clínicas e consultórios, e deixar os hospitais apenas para casos de urgência e emergência.

Gostou das dicas de como fazer o bom uso do seu plano de saúde? Compartilhe em suas redes para que mais pessoas tenham acesso a essa informação!

Conhece algum familiar, amigo ou até você mesmo, que queira solicitar a cotação de algum plano de saúde? Clique aqui para receber o formulário ou entre em contato conosco para saber mais detalhes.      

[ssba-buttons]
Simule e contrate
1